segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Mau humorado? leia o texto com atenção!!!

Tem um bom tempo que não posto nada aqui no blog...

A explicação é obvia, estou há mais de quatro semanas com uma baixa de serotonina no meu organismo,ocasionando-me uma depressão mais moderada, que a "olho nú" parece mais uma melancolia, mau humor passageiro ou amargura (minha mãe fala assim...).

Quando encontro-me desta forma, costumo consumir em quantidade maior doces e derivados..Parece-me que o corpo sente sede de açúcar..super estranho.Mas, vamos entender primeiro o que é serotonina e o que ela influi no organismo:

A serotonina é um neurotransmissor, isto é, uma molécula envolvida na comunicação entre as células do cérebro (neurônios). Ela é quimicamente representada pela 5-hidroxitriptamina (5-HT), sendo também frequentemente designada por este nome.
Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio que rodeia o ser humano, e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais. Apesar de serem poucos os neurônios no nosso cérebro com capacidade para produzir e libertar serotonina, existe um grande número de células que detectam esse neurotransmissor. Desse modo, a serotonina desempenha um importante papel no funcionamento do nosso sistema nervoso e existem numerosas patologias relacionadas com alterações na atividade desse neurotransmissor.
A serotonina parece ter funções diversas, como o controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite, entre outras. Diversos fármacos que controlam a ação da serotonina como neurotransmissor são atualmente utilizados, ou estão sendo testados, em patologias como a ansiedade, depressão, obesidade, enxaqueca e esquizofrenia, entre outras. Drogas como o "ecstasy" e o LSD mimetizam alguns dos efeitos da serotonina em algumas células alvo.
Em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central. Neste caso, deve se administrar inibidores da recaptação de serotonina pelos neurônios, como no caso de medicamentos à base de fluoxetina, ocasionando numa maior disponibilidade deste neurotransmissor na fenda sinaptica. Um certo número de alimentos, como bananas, tomates... são ricos no precursor da serotonina, o triptofano.
O triptofano é o amino-ácido sintetizado para criar a serotonina através de sucessivas hidroxilações no anel aromático e descarboxilações.

Sem este precursor não é possível sintetizar serotonina suficiente para as suas várias funções...


Bem, como o meu estado melancolico é passageiro, o único calmante que faço uso é este da foto..


Beijinhus e Até +

Nenhum comentário: